Postagens populares

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Curso: Tecnologia e Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Unidade: lV
Atividade: 2ª
Juraci Arruda Nicola
Data: 01/11/2010
PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

Tema: Produção de texto
Autora : Juraci Arruda Nicola
Modalidade / Nível de Ensino
Ensino Fundamental: 5º ano

Componente curricular: Língua Portuguesa, Geografia, Ciências.
Tema: ( Ilha das Flores) Produção de texto
Narração e descrição
Linguagem formal

Dados da aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Sobre a questão do lixo na sociedade atual, (sensibilizar para futuras atividades de coleta seletiva na escola).

Materiais: cópias da reportagem A Nova Face do Lixo, vídeo Ilha das Flores, que pode ser visto no site Porta Curtas, fichas de papel colorido, canetas hidrográficas.

Tempo de duração: 2 a 4 aulas.

Dicas de leitura para o professor: o site Porta Curtas tem várias opções de filmes e documentários de curta duração para serem utilizados na sala de aula. O site do Compromisso Empresarial Para a Reciclagem (Cempre) tem boas informações e números sobre o lixo no Brasil.
- Preparar os alunos para a atividade com o filme Ilha das Flores, do diretor gaúcho Jorge Furtado, uma crítica sobre a sociedade de consumo, que acompanha a “trajetória” de um tomate, desde a plantação, até ser jogado no lixo.
_Conversar com eles para saber sua percepção sobre o que é lixo, o que é desperdiçado, o que pode ser re-utilizado.- Apresente o filme, que tem 13 minutos de duração. Em seguida, abra um debate para que cada aluno se manifeste sobre o que achou do documentário. Levante com eles: Que tipo de linguagem o curta-metragem utiliza? Onde se passa a filmagem? Que impressões causam essas imagens? Qual mensagem o vídeo transmite? O que acharam do caminho do tomate?

- Ampliar o debate do filme para a situação do lixo no cotidiano dos alunos. Pergunte a eles se fazem idéia de quanto resíduo é gerado em casa? Peça para que conversem com os pais e observem a produção de lixo em casa, durante uma semana, anotando no caderno a quantidade diária, o tipo de lixo gerado, etc. Se possível, planeje com eles um levantamento da quantidade e do tipo de lixo gerado na escola, realizando a coleta de dados em todos os ambientes disponíveis e com o auxílio dos funcionários. Peça para que anotem, ainda, se os pais e a escola participam de coletas seletivas; se sim, questionem como a coleta funciona. Se não, perguntem por que ela não acontece.

- No retorno da semana que passou, peça para que alguns alunos socializem o que observaram em casa – e também dentro da escola, se conseguiram levantar estas informações. Introduza o texto A Nova Face do Lixo, que traz informações sobre a reutilização do lixo proveniente de coletas e pergunte sobre os resíduos que observaram em casa e na escola: eles podem ser coletados e transformados em novos produtos? Deixe cinco minutos para cada um pensar que atitudes individuais cada aluno pode ter para reduzir a quantidade de lixo que produz, e para estimular a coleta do que pode ser reaproveitado e transformado.
- Numa próxima etapa, se possível, na mesma semana ou seqüência, convide o representante de uma empresa ou cooperativa responsável por coletas de lixo em em sua região para uma palestra sobre o tema: “resíduos em casa”. Direcione esse representante para falar um pouco sobre números do lixo, o que pode ser reciclado, exemplos de empresas que promovem reciclagem na região de entorno da escola, no bairro, etc.

- A partir dessa palestra, você pode promover outras atividades com os alunos e comunidade interna (diretoria, funcionários e professores) a respeito da coleta seletiva na escola, no bairro, na região. Os alunos podem participar na divulgação e mobilização, produzindo e distribuindo folhetos sobre como será a coleta, como as pessoas podem contribuir para a redução de consumo, etc. Os estudantes ainda podem acompanhar o processo da coleta seletiva quando ela for efetivada, anotando, durante alguns períodos do ano, a quantidade de lixo que está sendo coletado, o tipo de lixo, entre outras informações.
,
Recursos Complementares
Computadores com acesso a internet;- Data show- Jornais e revistas.- Programa de criação de desenho digital ( Paint), programa de apresentação (Power Point)

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo de produção do trabalho observando:
_Atuação dos alunos nas pesquisas e atividades de leitura propostas;
_Participação e Interação nas produções textuais realizadas;
_Desenvoltura na utilização dos recursos linguisticos e tecnológicos e temática solicitada na produção dos textos.

Referências bibliográficas:
www.youtube.com
YouTube site
Porta Curtas -
YouTube - Videos Educativos
Portal do Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário