Postagens populares

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: IV
Atividade: I
Cursista: Juraci Arruda Nicola
Data: 10/10/2010



Pensando sobre possíveis mudanças

Após a leitura do texto de Pedro Demo percebe-se que o papel do professor é fundamental para dar sentido ao uso da tecnologia gerando conhecimento em várias possibilidades. A utilização dos recursos tecnológicos como suporte ao conhecimento favorece o desenvolvimento da prática reflexiva, da capacidade critica, de compreensão de que cada indivíduo produz conhecimento e que todos podem se tornar agente de mudança. Infelizmente há muita resistência em usar as tecnologias em sala de aula. A mudança vem acontecendo um tanto quanto devagar, é um trabalho que demanda muito interesse por parte dos educadores, os mesmos precisam se reinventar como mediador do conhecimento.
Diante dos avançados recursos tecnológicos, percebemos sim que nossos alunos estão cada vez mais exigindo aulas dinâmicas onde possam interagir e contribuir com sua própria aprendizagem em tempo real. A mudança acontece quando se muda a atitude deixando para traz o modelo tradicional, o professor não pode ficar alienado. As aulas planejadas com uso das tecnologias são riquíssimas, existe uma gama muito grande de diversos materiais disponíveis na internet, podendo mudar suas estratégias que vão beneficiar e contribuir para a aquisição do conhecimento sistemático e de forma geral. Não estamos enfrentando apenas uma revolução tecnológica, mas uma amplitude que engloba o conjunto de transformações da comunicação, da informação em todos os setores da atividade do homem.
Assim sendo, faz-se necessário que o educador acelere as mudanças necessárias e agilize a troca de conhecimento entre alunos, professores e instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário